Subir nos resultados do Google é o que todo mundo quer e todo negócio preciso. A final, a busca do Google (e outras também) é uma ótima fonte de visitas no seu site que podem se tornar clientes.

O Google anunciou em 2018 que sites que usam conexões criptografadas serão priorizadas na busca e sites não criptografadas serão punidas. Então está na hora de você aplicar esse método de segurança no site do seu negócio.

O que é uma conexão criptografada?

Um conexão criptografada significa que os dados enviados entre o navegador dos visitantes e o servidor (onde seu site está hospedado) é seguro e que ninguém que não deve consegue ver esses dados. Essa segurança é muito importante por que muitos dados sensíveis são enviados dos seus usuários como senhas, dados do cartão de crédito, números de telefone etc.

Se um site é seguro você consegue identificar na barra da URL, onde você digita o endereço do site. Os navegadores mostram um cadeado aberto ou fechado, dependendo do tipo da conexão. Endereços de sites seguros começam com HTTPS (o último S significa seguro). 

O primeiro imagem mostra uma conexão não segura. O cadeado fechado significa que a conexão é segura.

Como deixar meu site seguro?

Para segurar seu site você precisa adquirir um certificado SSL. Esses certificados são emitidos por autoridades que cobram por esse serviço. E infelizmente não cobram barato, um fato que deixou muitos donos de sites desistir de criptografar as conexões e perder Ranking no Google.

Como obter um certificado sem custo?

Felizmente as grandes empresas da internet (como Google e Facebook) se juntaram para criara um autoridade que emite certificados SSL sem custos. Assim todos podem criptografar seus sites e deixar a internet um lugar melhor e mais seguro.

Let’s Encrypt é o nome dessa autoridade: https://letsencrypt.org/

No site deles você encontra todas as informações que precisa para usar um certificado deles. Isso envolve alguns passos técnicos e configurações no seu servidor. Mas vale a pena por que o Google agradece e vai priorizar seu site nos resultados dele.

Caso que você precisa de ajuda, fale com a gente!